Apostas Online

Discussão Off-Topic & Chat Geral => Discussão sobre o Desporto em Geral => Tópico começado por: Admin em Setembro 25, 2025, 06:11:01

Título: Antevisão Salzburgo-FC Porto: Domar os touros antes da batalha na Serra da Freita
Mensagem de: Admin em Setembro 25, 2025, 06:11:01

É na Arena dos Touros de Salzburgo que o FC Porto vai dar início a sua campanha na Liga Europa 205/26, num ano onde é imperativo apagar a má imagem deixada na prova em 2024/25.

A equipa de Francesco Farioli defronta, a partir das 20h00 desta quinta-feira, a formação austríaca, antes de um calendário para lá do apertado: três jogos no espaço de seis dias, um deles o clássico no Dragão frente ao eterno rival Benfica.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Na Áustria será importante manter a invencibilidade da época e arrancar a segunda prova mais importante da UEFA com três pontos. Até ao final desta fase liga, os azuis e brancos recebem Estrela Vermelha, Nice, Malmo, e Rangers e joga fora com Notthingham Forest, Ultrecth e Viktoria Plzen.

Se somar o sétimo triunfo em outros tantos jogos oficiais, Farioli igualará o seu melhor registo da carreira, conseguido na época passada no Ajax.

Com os regressos de Martim Fernandes, Alan Varela e William Gomes, após lesões, é provável que Farioli mexa na equipa azul e branca, a pensar já no duelo de 2.ª feira diante do Arouca, para a I Liga. O jovem lateral direito português deverá somar minutos na Áustria para ganhar ritmo, tal como o extremo brasileiro. Alan Varela deverá voltar ao seu lugar à frente da defesa, embora seja de esperar que fique no banco e seja Pablo Rosario o médio defensivo.

Rodrigo Mora deverá ser aposta, restando saber se será no meio-campo ou na frente de ataque. Borja Sainz, titular em todos os jogos, poderá descansar, mas não  é de esperar que Farioli faça muitas mudanças no onze.

O castigado Stephen Eustáquio e os lesionados Luuk de Jong e Nehuém Perez (não deverá jogar mais esta época), são as únicas baixas.

Do lado austríaco, o técnico alemão Thomas Letsch não conta com o castigado Clement Bischoff, nem com os lesionados Takumu Kawamura e Valentin Sulzbacher.

Momento de forma: Dragão imparável, Salzburgo em queda

A equipa azul e branca atravessa um grande momento, mas agora vai entrar numa fase onde será colocado à prova a cada três dias. O FC Porto lidera a I Liga portuguesa com 18 pontos em seis jogos, e parece imbatível neste momento. Ainda nenhuma equipa conseguiu marcar um golo à formação azul e branca já que, o único tento sofrido até agora (2-1 ao Sporting em Alvalade) foi um autogolo de Nehuén Peréz.

Na última ronda da I Liga, os Dragões foram até Vila do Conde vencer o Rio Ave por 3-0. Além dos vila-condenses e dos Leões, a equipa e Farioli derrotou Vitória SC, Casa Pia, Gil Vicente e Nacional.

No Red Bull Arena o FC Porto vai encontrar um Salzburgo à procura da melhor forma. A equipa não ganha há três jogos, pelo que está desejosa de dar uma resposta aos adeptos, numa altura em que se fala no possível despedimento do treinador. Uma derrota contra o FC Porto poderá precipitar a saída de Thomas Letsch.

No último jogo da Liga austríaca, o Salzburgo perdeu com o Sturn Graz em casa por 0-2, depois de ter sido derrotado na ronda anterior fora de portas pelo Wolfsberger por 3-1. Antes, tinha empatado 2-2 com o FC Blau-Weiss Linz.

O Salzburgo é 4.º com 11 pontos em sete jogos, longe do líder Rapid Viena, com 17 pontos. Em 13 jogos oficiais esta época, a formação austríaca venceu seis, empatou três e perdeu quatro (29 golos marcados e 17 golos sofridos).

A equipa falhou a entrada na fase liga da Champions ao ser eliminado pelo Club Brugge com duas derrotas (0-1 e 2-3).

Histórico: há sempre uma primeira vez

FC Porto e Salzburgo nunca se defrontaram nas provas oficiais da UEFA. No entanto, os austríacos já mediram forças com três equipas portuguesas em seis jogos. O balanço são três vitórias, um empate e duas derrotas.

Da última vez que jogou contra uma equipa portuguesa, o Salzburgo foi tramado... por um golo. Quando ainda os golos marcados fora de portas tinham peso no confronto direto, a formação austríaca falhou o acesso aos 16-avos-de-final da Liga Europa, ao terminar no 3.º lugar do Grupo D da Champions em 2023/24: venceu na Luz por 2-0 e perdeu em casa por 3-1, para terminar com os mesmos quatro pontos dos Encarnados. A formação portuguesa caiu para a Liga Europa, o Salzburgo ficou fora da Europa.

Em 2017/18, defrontou o Vitória SC no Grupo I da Liga Europa, somando um 3-0 em casa e 1-1 no D. Afonso Henriques.

O primeiro duelo entre o Salzburgo e equipas portuguesas deu-se em 1993/94, na 3.ª ronda antiga Taça UEFA. O Sporting venceu por 2-0 em casa e ia embalado para a próxima ronda, mas perdeu na Áustria por 3-0, após prolongamento.

O que dizem os treinadores:

Francesco Farioli (FC Porto):

Thomas Letsch (Salzburgo): "Temos aqui um adversário de grande calibre perante nós, estamos contentes de defrontar o FC Porto, uma equipa top, participou no Mundial de Clubes e tem um novo treinador. Vai ser um desafio interessante, partindo do princípio que tabela ainda não tem grande importância"

O jogo será dirigido pelo árbitro árbitro grego Vassilis Fotias. Os compatriotas Andreas Meintanas e Michail Papadakis serão assistentes, o também grego Angelos Evangelou o quarto árbitro.

O Salzburgo-FC Porto está agendado para às 20h00 desta quinta-feira.